Quando o assunto é esse, nós nos deparamos com muitos dilemas, afinal para sabermos o nó certo precisamos ver o tipo de tecido, colarinho, lapela, rosto, terno… Mas como saber qual o nó é o mais adequado, como fazer, qual gravata se encaixa melhor na situação.. Afinal são tantas dúvidas que chega a dar um nó na cabeça, não é mesmo¿
Hoje vamos ajudar a desatar essas dúvidas no nosso blog com os 06 nós mais utilizados, além de um tutorial ensinando como fazer.

Nó Windsor
BLOG WINDSOR

Nó de Windsor ou nó inglês, é o mais popular entre os nós de gravata.
Eduardo VII, o Duque de Windsor, o popularizou pois preferia um grande nó em suas gravatas, feitas especialmente com um tecido mais grosso para fazer um nó mais largo.
Esse nó é mais indicado para colarinhos largos, pois trata de ser um nó cheio. Para valorizar o nó de Windsor é indicado usá-lo em gravatas lisas ou com estampas simétricas.
PASSO A PASSO NO WINDSOR

Nó Meio Windsor

MEIO WINDSOR
Nó meio Windsor ou nó francês, é semelhante ao nó de Windsor, com a diferença que é menos espesso, mais leve. Fácil de aprender o nó meio Windsor é utilizado com gravatas mais finas ou pouco espessas. Para valorizar o nó francês é indicado usá-lo com camisas de colarinho aberto ou colarinho clássico.

Nó Simples
gravata simples blog

Clássico entre as gravatas, o nó simples é sem dúvida o mais utilizado, como o nome já diz ele é simples de fazer, e condiz com a maioria das gravatas, colarinhos e camisas.
O nó simples é também o mais adaptável, isso porque com gravatas mais finas ele fica mais estreito e com gravatas mais grossas ele fica mais robusto. O nó clássico valoriza muito homens de média ou alta estatura.
como fazer nó simples blog

Nó Eldredge

O nó Eldredge é um dos favoritos para quem está por dentro do mundo da moda, complexo e moderno ele pode ser usado com qualquer tipo de colarinho. Como Eldredge é um nó robusto, recomendamos que seja usado com uma gravata lisa, ou o menos estampada possível para valorizar o nó.

Nó Four-in-hand
four in hand nó blog

O nó four-in-hand é prático, rápido, mas se desfaz com facilidade. Ligeiramente assimétrico, esse nó costuma ser mais esportivo. É indicado para colarinhos mais estreitos e golas pouco pontudas.
passo a passo four in hand

Nó Prince Albert
prince albert gravata blog

O nó Prince Albert é um pouco mais grosso que o four-in-hand, mas deve ser bem apertado para criar um visual esguio e polido. Conhecido também como uma variação do four-in-hand, mas no Prince Albert a gravata fica mais curta. É indicado para pessoas com baixa estatura, pois favorece aparentando ter mais altura.
prince albert como fazer blog

Então, agora que você já sabe fazer o nó, e em qual ocasião usar… Bora colocar em prática.
Manda pra gente nos comentários o que achou, se foi fácil, marca a gente nos stories com a #DicasDaMafia e te prepara que domingo que vem tem mais!

Fotos: O Francês, gravataria